terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Introdução de Kabbalah para amadores Classe 1, parte 1

Considere a sugestão de Lawrence Kushner no início de sua conversa com Krista Tippett, um sussurro, como ele imagina, das sombras dizendo: "Ei, garoto ... Como você gostaria de uma experiência direta do divino? Isso ajudaria a sua vida religiosa? "

E não posso deixar de dizer-lhe as minhas reverberações imediatas com a sátira de Kushner sobre a pergunta das sombras e do misticismo. Quando eu era um jovem no ensino médio em um subúrbio de Nova York, em Nova Jersey, fui com meu melhor amigo por um dia em Manhattan. Nós vimos um show da Broadway, e depois pegamos uma exibição do "Orpheus" de Jean Cocteau, e no início da noite caminhamos pela 42ª rua, em frente ao Bryant Park, na parte traseira da Biblioteca Pública de Nova York. Enquanto caminhávamos, estávamos fumando cigarrinhos que nós tínhamos alardeado, e então um pequeno companheiro veio rapidamente ao nosso lado e perguntou: "Ei, garotos, vocês querem algumas garotas?" Meu melhor amigo voltou a soprar em seu cigarro duvidoso e tossindo, mas abatido e confuso eu disse: "Não, obrigado". Eu tenho certeza que minha mãe teria ficado orgulhosa pela resposta educada.

Mas que pergunta Kushner coloca! E que pensamentos do "divino" a vida nos apresenta mais e mais. Na 42ª rua ou para sussurro das sombras de Kushner, como você responderia? Esta é uma maneira de se aproximar da Cabala e começar a imaginar o caminho da Cabala como uma forma de experimentar sua própria vida diária como uma experiência direta do divino. Quão assustador é esse?

Kushner pergunta: "Isso ajudaria sua vida religiosa?" seria isso? É sobre isso a "sua vida religiosa"? Essa é uma questão central para enfrentar e admirar honestamente. Eu realmente quero viver minha vida, dia a dia, no meio da companhia imediata de Deus? Eu realmente quero reconhecer que tudo o que eu faço e escolho e não faço, tudo isso é conceber a presença de Deus, fazendo ou desfazendo a presença de Deus no mundo e em mim? É isso que Deus é para você? Deus realmente está tão ansioso para ser reconhecido e apreciado? Isso é algo que faz sentido de quem é Deus para você?

Qual é a minha "vida religiosa" sobre qualquer forma? Fazer misticismo e a meditação de qualquer tipo, Kabbalah, franciscana, beneditina, budista, sufi, indígena e falar sobre o que VOCÊ quer em sua "vida religiosa"? Que tipo de "vida religiosa" oferece a Igreja? Que tipo de "vida religiosa" você quer viver?

Esta semana e as próximas três semanas estaremos explorando como a Kabbalah nos coloca essas questões e nos convida a pensar respostas sempre.

Para este domingo, especialmente para nos perguntarmos e pensarmos se queremos uma "experiência direta do divino", se isso é o que queremos de religião e igreja de qualquer maneira.

Para o nosso segundo encontro, 17 de abril (domingo), vamos olhar para a compreensão cabalística da Torá, da escritura.

Para o nosso terceiro encontro, 24 de abril (domingo), vamos olhar para a compreensão cabalística da história mítica e ritual.

Para o nosso quarto encontro no 1 de maio (domingo), vamos olhar para as novas revelações da presença de Deus conosco que Kabbalah ousadamente imagina, aprova e elogia. E o que na nossa tradição e experiência cristã é tão imediatamente ousado e vivo e desafiador? O que nos leva de volta ao sussurro inicial de Kushner das sombras: "Ei, garoto ...".

Por: Rev. Michael McCann (clérigo anglicano dos EUA) em 08 de Abril de 2016.

Fonte: https://gracechurchgainesville.wordpress.com/2016/04/08/kabbalah-amateurs-intro-class-1-part-1/

Traduzido por: Morôni Azevedo de Vasconcellos

Minha introdução amadora à Cabala (Rev. Michael McCann)

Na noite de sexta-feira (06 de maio) e sábado (7 de maio), o rabino Mark Biller estará conosco na Grace Episcopal Church mais uma vez sob o patrocínio do Centro de Estudos e prática religiosa cristã na Grace Church. Para mais detalhes sobre o fim de semana com Rabino Biller ou para se inscrever, basta ligar para o Escritório da Igreja (770) 536-0126.

Em preparação para os ensinamentos do Rabino Biller sobre o misticismo judaico e a Cabala, tenho lido escritos introdutórios de Cabalá, desde traduções dos textos cabalísticos até adaptações modernas do método e espírito da Cabala em orações e práticas judaicas. O que tenho a trazer para esta aula de quatro semanas é simplesmente compartilhar o que até agora encontrei mais interessante na abordagem da Cabalá às escrituras, à prática ritual, às histórias e a encontrar-nos no centro de Deus.

Eu recomendo ouvir a entrevista de Krista Tippett com Harold Kushner sobre Cabala, que começa com um trecho de Kushner dizendo que o racionalismo não é o único ou melhor modo de experimentar nossa própria vida, um outro, ou Deus. Ele sugere a atração de outra coisa, de outra forma e de misticismo, e ele evoca uma voz das sombras dizendo: "Ei, garoto ... Como você gostaria de uma experiência direta do divino? Isso ajudaria sua vida religiosa?" Soa como uma droga ilegal de levantamento consciente, ou talvez Viagra para os mais antigo. Mas essa vitalidade, a validade dela como o anseio divino em nós, também é Cabala.

A Cabala é muitas coisas exploradas e construídas e vividas por muitas pessoas em muitos momentos diferentes. Não há uma Kabbalah. E isso faz parte da atração da Cabala para mim, uma convicção arriscada da presença de Deus nos detalhes de cada indivíduo e a necessidade de descobrir e nutrir e honrar essa presença em cada outro indivíduo particular que você recebe o presente de encontrar.

A Cabala é também uma maneira rica de ouvir e se envolver com o texto bíblico. A Cabala é também uma maneira rica de dar as boas-vindas ao jogo das imagens na vida religiosa do judaísmo e no mundo. A Cabala é também uma maneira rica de reimaginar, de receber de novo, a lei da aliança e a prática da vida juntos para encarnar Deus no mundo e conosco.

Muitas das preocupações e visões e revisões e maravilhas da Cabala ajudam-me a ver os arqui-inimigos de Jesus nos Evangelhos, os fariseus, de uma maneira diferente, não de todo inimigos. A Cabala também reage às disciplinas do judaísmo rabínico, mas faz isso insistindo na verdade da Torá, Mishná, Talmud e tudo o mais. A Cabala ajuda-me a compreender Jesus e os cristãos-judeus primitivos, como Paulo como também querendo refrescar a experiência do divino em nossas vidas.

Para mim, o ensinamento mais poderoso e transformador do Rabino Biller quando ele esteve conosco, no último outono, ele estava dizendo que a abertura de Gênesis poderia ser traduzida como "Com os primórdios que Deus criou ..." e a lição então é que em tudo vive na criação, que existe em tropeçar e confiar em inícios sem fim. O fato mais elementar sobre você agora é que você está vivo no começo. Então, como o mundo se parece e o que você fará depois? O que Deus está esperando para descobrir vivo em Deus, porque está vivo em você?


Minha bibliografia amadora
Fui em contato com o Rabino Biller por suas sugestões de uma bibliografia para se preparar para sua aula. Ele respondeu gentilmente, mas foi apanhado em uma visita a seu filho, em Israel. Recebi belas fotos de sua visita, de jovens que dançavam nas ruas e tudo o mais. Porém, até agora, não há sugestões de leitura. Tenho certeza de que ele terá algumas quando ele vier, e eu recomendo esperá-las antes de comprar qualquer coisa. Eu sou o tipo de impaciência em relação aos livros e, assim, reuni uma pequena coleção, algumas das quais eu trarei para a nossa primeira aula.

Um livro não incluído é "O Guia do Idiota Completo sobre Kabbalah", que se descreve como: o que a Cabala pode fazer por você? De acordo com os autores deste guia abrangente, a Cabala que Madonna popularizou está longe de ser autêntica. Na verdade, a Cabala é muito maior e melhor. Nele, os leitores descobrirão como pode entregar dinheiro, amor, saúde e muitas outras coisas.  Este livro pode ser interessante apenas se você estiver servindo no Comitê de Finanças.

Rav PS Berg.  O Zohar essencial

Peter Cole.  A Poesia da Cabala

David Cooper.  Deus é um verbo: Cabala e prática do judaísmo místico

Ed. Frederick Greenspahn.   Misticismo judaico e Cabalá

Aryeh Kaplan.  Meditação judaica

Lawrence Kushner.  O Livro das Cartas

                                       Deus estava neste lugar

                                       Mel da Rocha

                                   Kabbalah: uma história de amor

Daniel C. Matt.  A Kabbalah Essencial

Gershom Scholem.  Kabbalah

                                   Na Cabala e Seu Simbolismo

                                   Sobre a Forma Mística da Divindade: Conceitos Básicos na Cabala

                                     Origens da Cabala

Rabi Laibl Wolf.  Kabbalah Prático



Há uma abundância de livros sobre Cabala e temas decorrentes dela, bem como sites em abundância. Eu recomendaria uma relutância em apanhar de todos os ramos e frutos das publicações da Cabala que se proliferam na Amazon e aguardar as recomendações do rabino Biller. Se ele me enviar quaisquer recomendações, irei certificar-me de transmitir imediatamente.

Por Rev. Michael McCann da The Episcopal Church (Igreja Anglicana dos EUA) em 04/08/2016.
Fonte: https://gracechurchgainesville.wordpress.com/2016/04/08/my-amateur-introduction-to-kabbalah/comment-page-1/#comment-632

Traduzido por Morôni Azevedo de Vasconcellos