Recentemente houve uma controvérsia sobre a criação de um "dia rosacruz", que seria comemorado em memória do fundador de uma das ordens neorosacrucianas. Muito foi debatido por não representar outras ordens neorosacrucianas. Porém, para o rosacrucianismo original uma data de suma importância seria o dia 31 de Outubro, dia em que se comemora o Dia da Reforma Protestante:
"Mas para que também todo Cristão possa saber de que Religião e crença somos, confessamos
ter conhecimento de Jesus Cristo, mantido, defendido e propagado em determinados e notáveis
países (como agora nestes últimos dias, e principalmente na Alemanha, ela é muitíssimo clara
e puramente professada, e está atualmente limpa e isenta de todas as pessoas desviadas,
heréticas e de falsos profetas). Também utilizamos dois Sacramentos, conforme são instituídos
com todas as Formalidades e Cerimônias da primeira Igreja reformada." Fama Fraternitatis (1º manifesto Rosa-Cruz)
O rosacrucianismo histórico surge no seio do protestantismo, como uma defesa contra a intolerância religiosa dos príncipes católicos da Alemanha. Seu legado ficou associado com o esoterismo em parte pela forte presença alquímica (sendo que a alquimia era bem comum e divulgada na época como ciência, não sendo algo tão espantoso para muitos quanto hoje), bem como pelo caráter místico (cristão) do movimento. Era uma "conspiração" protestante, mas serviu de influência e vários movimentos posteriores, especialmente no movimento pietista.
Entre os grande benefícios trazidos pela reforma protestante estão: a liberdade religiosa, Estado laico (embora alguns países protestantes possuíram ou possuam igrejas estatais), livre estudo e análise da Bíblia (e outras fontes), retorno do conceito de sacerdócio universal dos fiéis (derrubando o clericalismo radical), salvação pela graça, participação do povo em todos os sacramentos, combate contra a simonia, ...
Hoje, mesmo os fiéis de outras denominações podem louvar ecumenicamente os benefícios da reforma protestante para todos. Portanto, os rosacruzes de todo o mundo podem e devem saudar essa reforma que está na base do pensamento rosacruz.
terça-feira, 30 de outubro de 2018
sábado, 6 de outubro de 2018
Ódio, eleições e espiritualidade
Estamos na véspera de uma das eleições mais disputadas de nossa história recente, não apenas disputada pela competição eleitoral, mas também por conta do ódio que se alastrou nas pessoas. O ódio que nasce não apenas de ver o outro como a encarnação de todos os males, mas também o ódio que nasce de aceitarmos cegamente e de forma idólatra tudo o que o nosso favorito faz. Seja a tortura, seja a corrupção, seja os jogos de poder, tudo é relativizado quando é feito pelo meu, mas é alvo quando é cometido pelo outro.
Ao não sermos críticos sobre nossos candidatos, jogamos entes queridos na vala, esquecemos como respeitar nosso semelhante, espalhamos o ódio e a desinformação. Pior, começamos a exaltar os vícios e erros do candidato que temos como se fossem virtudes.
Lembremos porém, que isso não pode ocorrer a nós pessoas espiritualizadas, especialmente aqueles que foram lavados e remidos no sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A tentação é grande, mas nesse caso podemos repetir de todo o coração a oração de São Bento: "A Cruz sagrada seja minha Luz | Não seja o Dragão meu guia | Retira-te Satanás | Nunca me aconselhes coisas vãs | É mal o que tu me ofereces | Bebe tu mesmo do teu veneno | Amém."
"Não discutimos nem brigamos com eles, embora preferissem que o fizéssemos e, dessa maneira, descêssemos até seu nível. Como travar essa batalha? Logo chegará o tempo em que teremos de orar não mais como indivíduos isoladamente, mas como congregação articulada, como Igreja, em que juntos elevaremos as mãos em oração; ainda que em pequenos grupos, e no meio de milhares e milhares de apóstatas, louvaremos e confessaremos o Senhor que foi crucificado e subiu aos céus e que um dia voltará." (pr. Dietrich Bonhoeffer - Discipulado)
Devemos sim buscar o que consideramos melhor para o bem de TODOS, isso faz parte da tradição rosacruciana, bem como o combate a intolerância e a tirania. Porém, não nos devemos dominar pelo espírito de ódio, devemos ser críticos com nossos candidatos e reconhecer que o outro está escolhendo outro candidato por algum motivo e na tentativa de acertar (mesmo que discordemos e o consideremos errado), devemos cuidar da nossa espiritualidade para não pormos ela a perder nesse momento e ao mesmo tempo para resistirmos a essa tentação de ódio vinda do tentador e dos seres malignos.
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’.
Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.
E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa.
Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.
Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado".
"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!
E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês". (Mateus 5:38-48)
Marcadores:
bonhoeffer,
doutrinas cristãs,
pietismo,
política,
protestantismo
Assinar:
Postagens (Atom)