Recentemente, um dos casos mais noticiados na mídia é relativo ao "médium" João de Deus que foi acusado de diversos casos de assédio sexual, querer lucrar sobre a fé alheia e diversas outras irregularidades e crimes. Mas, não iremos nos alongar explicando todo o caso, pois a mídia já tem noticiado bastante esse assunto.
Um detalhe que tem passado desapercebido e que poderia ser um alerta para evitarmos outros casos futuros estava em uma foto/filmagem que a mídia exibiu sobre o local de trabalho "espiritual" que o tal João usava. Na parede em destaque estão quadros de vários seres considerados de luz para a fé daquele grupo: Jesus, Santo Inácio de Loyola, alguns outros que não consegui identificar e etc e no meio dos quadros, quem que estava? O próprio João em um ato de auto-exaltação do ego, como ele sendo um desses seres que eles consideram tão elevados.
Vejam essa foto divulgada pelo G1 |
Essa adoração ao líder, essa idolatria cega é um caminho para o fracasso espiritual e para todo o tipo de erros. Uma espiritualidade saudável pode e deve ser questionadora e em seus questionamentos deve ser humilde. Um líder que se auto-exalta ou exige obediência total e inquestionável sempre serão líderes a não serem seguidos, pois na melhor das hipóteses estão completamente equivocados (cegos guiando cegos) e na pior da hipóteses são charlatões/abusadores e estão a serviço de forças malignas.
Tenham cuidado, pois esse tipo de coisa não ocorre só em uma religião específica, e nem apenas só no meio religioso. No meio iniciático existe, na política e em todos os lugares.
Nossas orações para as vítimas e nosso alerta para todos! Cuidado com os falsos líderes iluminados, com as seitas que exigem que recusam o livre-pensamento, diálogo e crítica e principalmente, cuidado com os que querem transformar a espiritualidade em negócio lucrativo e cuidado com aqueles que se exaltam demais: "[...] Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados." (Ezequiel 21:26).
0 comentários:
Postar um comentário