Sobre esta ordem muito é publicado, mas só muito pouco é verdadeiramente conhecido. Um dos principais emblemas dos Rosacruzes é o que os ocultistas modernos conhecem como Lamen Rosacruz. Não devemos discutir aqui como ele deve parecer e apenas publicaremos aqui a imagem regular e bem conhecida.
Mais discussões foram feitas nas suas partes traseiras. Por vezes, os recursos da Golden Dawn são bastante duvidosos e obtemos uma certa imagem do que estava escrito nas costas. Esses recursos derivam suas informações de um emblema, que data antes da fundação do Golden Golden Dawn original. Parece assim:
Mais antigo emblema da Golden Dawn |
Como podemos ver, nos leigos exibidos aqui é escrita a frase "MAGISTER JESUS CHRISTUS D ET H", a última parte que significa "DEUS ET HOMO", que traduz toda a frase para: "o Mestre Jesus Cristo, Deus e Homem" . Isso indica a resposta à pergunta no título deste artigo.
Outro ponto é dado na página de introdução da seção "Misticismo Cristão" deste site. Aqui é mencionado que, de acordo com o Fama Fraternitatis da Irmandade da Rosa-Cruz sobre o Sarcófago no centro da Cripta de Christian Rosenkreutz, está escrito "JESUS MIHI OMNIA". O Fama é muito mais antigo do que a Ordem Externa do Golden Dawn e esteve no momento da sua publicação em 1614, influenciou a comunidade oculta de seu tempo ao máximo. A frase citada acima indica que não se pretende o conceito de Cristo, nem a "consciência crística" moderna, mas o homem Jesus de Nazaré. Este homem que os antigos Rosacruzes sabiam, que ele era ambos, Deus e Homem. Assim, os Mistérios e Ensinamentos internos de sua Ordem foram baseados e centrados em torno de Jesus Cristo.
Se nós devemos acreditar, que o Golden Dawn nunca foi mais do que a Escola externa da verdadeira Ordem Rosacruz (mais tarde chamada RR e AC de Mathers), então temos que aceitar que não só a Ordem Rosacruz, mas também o Golden Dawn Eram ambos imperativamente cristãos.
No mesmo mencionado Sarcófago foram escritas outras frases, incluindo as mencionadas acima, havia cinco frases, uma delas sendo "LIBERTAS EVANGELII" "Liberdade dos Evangelhos". Assim, o antigo Rosacruz não só acreditou em Cristo, mas também no Evangelho, fazendo assim o Novo Testamento e, em última instância, toda a Bíblia faz parte de seus ensinamentos místicos. Assim, é apenas uma maneira curta deles, provavelmente, ter aceitado o Credo de Nicéia, pois resume o todo o misticismo cristão.
As coisas acima mencionadas são de um mais mundano ou devo dizer natureza "intelectual". Um verdadeiro Místico procurará encontrar o acima mencionado também nos símbolos místicos da Mágica Sagrada da Luz. E, querido Leitor, eles estão lá em abundância.
Em primeiro lugar, a própria rosacruz é um emblema de Cristo. Nos ensinamentos, mais precisamente na iniciação 1 = 10 da Golden Dawn histórica, encontramos uma Frase, que tem um significado cabalístico profundo, é "o seu é o Reino, o Poder e a Glória, a Rosa de Sharon e o Lírio do vale, amém ". O "seu" inicial é o "Atah" hebraico que também pode ser traduzido para "arte de mil". Assim, Deus é referido nos atributos da frase, incluindo a Rosa. Agora, se Deus é a Rosa e a Rosa está na Cruz, há uma verdade simbólica atrás do Jesus Crucificado, pendurado na Cruz, assumindo os pecados do Mundo. Que este é, de fato, o caso que encontramos em outros antigos emblemas Rosacrucianos, onde é colocada acima da Rosa uma imagem do Cristo ressurreto e a palavra "EMANUEL" é escritas.
Em segundo lugar, o nome do chamado fundador da Ordem antiga, Christian Rosenkreutz, é, de fato, muitos já descobriram não o nome de um homem, mas o sagrado Lema de um Adepto de seu tempo. "CHRISTIANUS ROSAECRUCIS" como o nome seria transliterado em latim significa "Cristão da Rosa da Cruz". Então, claramente, o fundador professou em Seu lema de ser cristão e confessou que os ensinamentos de Sua Ordem se baseavam nos ensinamentos de Jesus Nazareno, que eles acreditavam ter sido a encarnação de Deus, o Grande e Poderoso.
Em terceiro lugar, nos antigos mistérios egípcios, o Culto em torno do assassinato e ascensão de Osíris, na Ascensão e retorno do Submundo por Mithras, Orfeu e Ulysses, pela morte e renascimento de Dioniso, etc, foram profetizados os principais dos mistérios da cruz do Calvário/Gólgota. No entanto, na literatura e na comunidade ocultistas de hoje, essas figuras são mais aceitas do que Jesus o Nazareno. Isso principalmente porque ele muitas vezes é considerado jovem demais para ser um arquétipo. O Evangelho Místico de João, no entanto, nos diz que Jesus estava lá desde o início "IN PRICIPIO ERAT VERBUM" João 1.1.
Concordamos que todos esses pontos podem ser alegados e que provavelmente serão. Que seja claro aqui, que os mistérios mais profundos de Jesus, o Nazareno, o Crucificado, nosso Senhor, não serão revelados por escrito, mas pelo praticante solitário de seu caminho sagrado, portanto, neste momento será o fim deste artigo.
Escrito por: V.H. Frater T.S.O.
Traduzido por: Morôni Azevedo de Vasconcellos
Original disponível em: http://goldendawnancientmysteryschool.com/jesus-true-rose-cross/
1 comentários:
Excelente aclaração!É por depreciarem as virtudes dos evangelhos do Cristo,que muitos autointitulados "rosa-cruzes" enveredam-se por caminhos pedregosos!Urge resgatar-se a essência da sacrossanta Rosa Crística na consciência ocidental.
Postar um comentário