terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Introdução de Kabbalah para amadores Classe 1, parte 1

Considere a sugestão de Lawrence Kushner no início de sua conversa com Krista Tippett, um sussurro, como ele imagina, das sombras dizendo: "Ei, garoto ... Como você gostaria de uma experiência direta do divino? Isso ajudaria a sua vida religiosa? "

E não posso deixar de dizer-lhe as minhas reverberações imediatas com a sátira de Kushner sobre a pergunta das sombras e do misticismo. Quando eu era um jovem no ensino médio em um subúrbio de Nova York, em Nova Jersey, fui com meu melhor amigo por um dia em Manhattan. Nós vimos um show da Broadway, e depois pegamos uma exibição do "Orpheus" de Jean Cocteau, e no início da noite caminhamos pela 42ª rua, em frente ao Bryant Park, na parte traseira da Biblioteca Pública de Nova York. Enquanto caminhávamos, estávamos fumando cigarrinhos que nós tínhamos alardeado, e então um pequeno companheiro veio rapidamente ao nosso lado e perguntou: "Ei, garotos, vocês querem algumas garotas?" Meu melhor amigo voltou a soprar em seu cigarro duvidoso e tossindo, mas abatido e confuso eu disse: "Não, obrigado". Eu tenho certeza que minha mãe teria ficado orgulhosa pela resposta educada.

Mas que pergunta Kushner coloca! E que pensamentos do "divino" a vida nos apresenta mais e mais. Na 42ª rua ou para sussurro das sombras de Kushner, como você responderia? Esta é uma maneira de se aproximar da Cabala e começar a imaginar o caminho da Cabala como uma forma de experimentar sua própria vida diária como uma experiência direta do divino. Quão assustador é esse?

Kushner pergunta: "Isso ajudaria sua vida religiosa?" seria isso? É sobre isso a "sua vida religiosa"? Essa é uma questão central para enfrentar e admirar honestamente. Eu realmente quero viver minha vida, dia a dia, no meio da companhia imediata de Deus? Eu realmente quero reconhecer que tudo o que eu faço e escolho e não faço, tudo isso é conceber a presença de Deus, fazendo ou desfazendo a presença de Deus no mundo e em mim? É isso que Deus é para você? Deus realmente está tão ansioso para ser reconhecido e apreciado? Isso é algo que faz sentido de quem é Deus para você?

Qual é a minha "vida religiosa" sobre qualquer forma? Fazer misticismo e a meditação de qualquer tipo, Kabbalah, franciscana, beneditina, budista, sufi, indígena e falar sobre o que VOCÊ quer em sua "vida religiosa"? Que tipo de "vida religiosa" oferece a Igreja? Que tipo de "vida religiosa" você quer viver?

Esta semana e as próximas três semanas estaremos explorando como a Kabbalah nos coloca essas questões e nos convida a pensar respostas sempre.

Para este domingo, especialmente para nos perguntarmos e pensarmos se queremos uma "experiência direta do divino", se isso é o que queremos de religião e igreja de qualquer maneira.

Para o nosso segundo encontro, 17 de abril (domingo), vamos olhar para a compreensão cabalística da Torá, da escritura.

Para o nosso terceiro encontro, 24 de abril (domingo), vamos olhar para a compreensão cabalística da história mítica e ritual.

Para o nosso quarto encontro no 1 de maio (domingo), vamos olhar para as novas revelações da presença de Deus conosco que Kabbalah ousadamente imagina, aprova e elogia. E o que na nossa tradição e experiência cristã é tão imediatamente ousado e vivo e desafiador? O que nos leva de volta ao sussurro inicial de Kushner das sombras: "Ei, garoto ...".

Por: Rev. Michael McCann (clérigo anglicano dos EUA) em 08 de Abril de 2016.

Fonte: https://gracechurchgainesville.wordpress.com/2016/04/08/kabbalah-amateurs-intro-class-1-part-1/

Traduzido por: Morôni Azevedo de Vasconcellos

0 comentários:

Postar um comentário