sexta-feira, 8 de setembro de 2017

A Oração de Willermoz


Verdade Eterna, Tu me cercas com Teus raios, mas  as sombras escuras de minha alma elevam-se sem cessar e me impedem de dirigir os olhos para Ti. Todos os dias, às tardes e à meia-noite, às manhãs e ao meio-dia, Te invoco com ardor. Meus esforços são vãos e inúteis. O espesso véu de minhas afeições materiais afasta minha vista de Tua Luz. As imagens dos objetos aos quais enteguei meus sentidos colocam-se entre Tua ação benfeitora e os débeis esforços de minha vontade; elas me apartam do caminho e me levam pelo das ilusões enganadoras. Tu me escapas, e perco a esperança de chegar a Ti.

Oh Verdade, sem a qual meu ser não é nada, nunca deixarei de Te invocar. Até que tenhas escutado meu desejo, meus desejos serão minha única existência. Escuta minha voz vem ao socorro daquele que Te chama com tanto ardor. Renuncio aos objetos sensíveis; é a Ti somente que quero amar e sempre contemplar como a minha única vida. Pois Tu és a vida do homem, e sei, com clareza, que meu destino é viver para sempre em Ti e por Ti.

Então, onde posso encontrar a ciência e a sabedoria? Passei dias e noites na busca e nas meditações e, contudo, pergunto-me onde está escondida. O homem está muito distante de conhecê-la e de saber seu preço.

Não está nem nas profundezas do mar, nem nas profundidades da terra. Onde está, então, essa sabedoria e inteligência? Onde poderei encontrá-la?

Consultei a todos os seres vivos; ninguém ainda a percebeu, e vi que não a possuem... Somente Deus conhece o caminho que conduz a ela; apenas Ele sabe onde ela está. Quando Ele deu as leis a todos os seres, quando submeteu às suas ordens os ventos e as tormentas, e quando dirigiu relâmpago dentro da rota que lhe foi imposta, a frente estava a Sabedoria. "Então, disse o homem: Não encontrarás a ciência nem a inteligência, senão no temor a Deus".

Jean-Baptiste de Willermoz - Meus pensamentos e os dos demais
Retirado do livro: https://www.clubedeautores.com.br/book/225297--O_Homem_Deus__Tratado_das_Duas_Naturezas__Jean_Baptiste_Willermoz#.WbMR8bJ97IU

0 comentários:

Postar um comentário