terça-feira, 15 de agosto de 2017

Evento rosacruciano/martinista em mosteiro anglicano.

Uma notícia (requentada), porém de interesse aos cristãos que se interessam pelos caminhos iniciáticos foi o XXI O.M.C.E. Castrorum, XVII CR+C Convention & B.M.O. Gathering.

Para quem não sabe, a OMCE é a Ordo Militiae Crucifera Evangelicae é uma ordem rosacruz (ou neorosacruciana) e neo-templária. A CR+C (Confraternidade Rosa-Cruz) é uma ordem rosacruciana (ou neorosacruciana) fundada pelo Imperator Gary Lee Stewart, após a sua ruptura com outra ordem (neo)rosacruciana: AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz). BMO é a Ordem Martinista Britânica, sendo uma ordem inspirada no pensamento do místico cristão Louis Claude de Saint-Martin.

As 3 ordens citadas, também conhecidas como Confraternidades, são aliadas entre si. Assim sendo, suas convenções podem ocorrer simultaneamente em um mesmo evento.

Mas, o que isso tem a ver com o objetivo deste blog? No post anterior, já havíamos falado um pouco de como as mais conhecidas vias iniciáticas (rosacrucianismo, maçonaria e martinismo) são não apenas compatíveis com o cristianismo, como completamente cristãs em sua origem. Porém, mais interessante é mostrarmos na prática como a relação igreja x ordens iniciáticas pode ser harmônica.

A presença de muitos clérigos nas igrejas, abertamente maçons e/ou rosacrucianos, demonstra que essa relação pode ser boa. igualmente, a realização de eventos conjuntos. Porém, algo bem interessante foi a autorização dada por um mosteiro anglicano, para que se realizasse nele um dos maiores eventos rosacrucianos e martinistas do mundo.

Sim, um evento desta magnitude foi realizado em novembro de 2016 em um mosteiro beneditino da Igreja Episcopal (nome que a Igreja Anglicana recebe nos EUA).



Maiores informações sobre o evento:
https://www.omce.org.br/castrorum_nap/NAP_Castrorum_2016/Welcome.html

Maiores informações sobre o mosteiro da Santa Cruz:
http://www.holycrossmonastery.com/

Fica aqui o registro para consultas posteriores.
Pax

0 comentários:

Postar um comentário